O conceito de parceria é fundamental quando o objetivo é a construção da cidadania e a efetivação de direitos

O conceito de parceria é fundamental quando o objetivo é a construção da cidadania e a efetivação de direitos

22 de abril de 2022 0 Por Desperta São Caetano

Se houve uma grande lição aprendida durante esses últimos 2 anos de pandemia foi que o Poder Público, quando tudo parece estar colapsando, necessita muito da mobilização coletiva. Durante essa situação foi muito notável a necessidade de reunião de esforços entre governos, empresas, corporações e as Organizações Sociais.

Destacando este último, vimos como a Sociedade Civil Organizada fez a diferença. São essas que trabalharam incansavelmente – e ainda trabalham – na ponta, atendendo normalmente a camada que mais encontrava-se em situação de vulnerabilidade, nas mais inúmeras frentes: alimentando, gerando renda, proporcionando educação, criando oportunidades de desenvolvimento, dando acesso à água e moradia.

Obviamente, as organizações não devem e nem podem substituir o Estado, mas exercem uma função importante na somatória de esforços. Tanto é verdade que vemos que os grandes desafios sociais são muito melhor trabalhados quando há essa cooperação entre o Estado e o terceiro setor.

Este conceito de parceria é fundamental quando o objetivo é a construção da cidadania e a efetivação de Direitos Fundamentais.

Nos últimos dias, como você, amigo leitor, pôde ver aqui no Desperta, a Prefeitura de São Caetano, reconhecendo o importante trabalho dessas entidades do terceiro setor,  realizou uma cerimônia para o repasse das subvenções – isto é, da transferência de recursos – para essas entidades que exercem atividade de natureza social e da saúde.

Os valores repassados pela Prefeitura via convênios contribuirão para a manutenção das atividades assistenciais das entidades em nossa cidade. Neste mesmo diapasão, garantirão alguma proteção aos aproximadamente 30 mil moradores que apresentam algum grau de vulnerabilidade.

Foram 25 entidades de assistência social e da saúde que foram contempladas neste último evento. R$2,4 milhões que serão usados diretamente em favor da saúde e da assistência social da nossa cidade. Contudo, mais do que a cifra em si, talvez o principal valor desta ação é a de reconhecer o valor do trabalho de cidadania e de esforços coletivos em São Caetano. É neste reconhecimento que, combinado recurso, energia e competência, vamos avançar.

São grandes os feitos de São Caetano na área Social e da Saúde, mas ainda temos muito a avançar.