Vereador Dr. Marcos Fontes -Tecnologia a serviço da doação de sangue

Vereador Dr. Marcos Fontes -Tecnologia a serviço da doação de sangue

14 de abril de 2022 0 Por Desperta São Caetano

Sendo médico cirurgião do sistema gastrointestinal, estando vereador, muito me preocupa os baixos estoques de sangue e hemoderivados nos hospitais e hemocentros. Sendo assim, projetei a Lei 1550 tendo como objetivo a criação de uma ferramenta virtual acoplada a conectividade da cidade de São Caetano do Sul, justamente, para localizar, informar e sensibilizar o cidadão da importância de se doar sangue. 

No Brasil, somente 1,8% da população entre 16 e 69 anos doa sangue, quando o ideal é que entre 3% e 5% da população de um país seja doadora, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Afirma o vereador Dr. Marcos Fontes.

Continua. Se faz necessário, ao menos 120 doações por dia para manter o equilíbrio dos estoques. A cada dois minutos, um brasileiro precisa de sangue, porém só seis em cada dez doadores são voluntários e doam com frequência. Os outros quatro doadores são doadores de reposição, ou seja, só doam quando um amigo ou parente precisa de sangue.

A título de exemplo, Sorocaba – SP, lançou um aplicativo para smartphone que torna o processo de doação mais acessível à população. Também ficará mais fácil para quem precisa de sangue encontrar doadores.

Desenvolvido por uma Startup, o aplicativo interliga potenciais doadores e hemocentros, permitindo o acionamento rápido do doador mais próximo, através da geolocalização, sempre que alguém precisar de sangue. O sistema também é usado em campanhas para atender situações de emergência, por exemplo, onde há demanda inesperada de doações.

Com o agendamento da doação online, além de eliminar a espera, o homonúcleo controla melhor o número de ações realizadas e pode estimular novas doações. O aplicativo também facilita a localização de doadores para tipos de sangue mais raros, o que hoje demanda buscas demoradas por telefone.

Me permitam uma digressão necessária. Na classificação Geral, São Caetano do Sul, na atual administração, está na 6ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020.

A primeira colocada no Ranking Geral foi São Paulo (SP); seguida por Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Campinas (SP); e, na 5ª colocação, Vitória (ES). Na sétima posição está Santos (SP); seguida por Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e, em 10º lugar, Belo Horizonte (MG).

Além do sexto lugar como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, São Caetano do Sul alcançou, ainda, o 1º lugar em Educação; 2ª entre as Cidades com 100 a 500 mil habitantes e Governança; 4ª no indicador Região Sudeste; 8ª em Saúde; e 16ª colocação em Meio Ambiente.

Voltando ao tema, porque não aproveitarmos essa fabulosa conectividade e acrescermos uma ferramenta virtual para localizar doadores de Sangue! Esse é o escopo do Projeto 1550.

Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza a doação. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual, usar a tecnologia para aprimorar ainda mais a doação de sangue e aumentar os estoques de hemoderivados é fundamental, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.