Ministério da saúde aprova projeto da APAE de São Caetano do Sul para ampliação de vagas em Centro de Equoterapia

Ministério da saúde aprova projeto da APAE de São Caetano do Sul para ampliação de vagas em Centro de Equoterapia

13 de abril de 2022 0 Por Desperta São Caetano

APAE de São Caetano do Sul tem aprovação de projeto para ampliação de vagas em centro de equoterapia mediante ministério da saúde.

A APAE de São Caetano do Sul, referência em atendimento às pessoas com deficiência intelectual, física ou múltipla, obteve no mês de fevereiro, a aprovação de projeto com ajuda do Pronas-PCD mediante o Ministério da Saúde para ampliação de vagas para atendimentos em seu Centro de Equoterapia a custo zero.

Com capacidade atual para até 180 pacientes, o Centro de Equoterapia da APAE é o único serviço oferecido na cidade atendendo também pessoas de toda a região, sendo referência neste tipo de atendimento devido sua estrutura e localização.

O projeto foi concedido através do PRONAS-PCD com objetivo de expandir os serviços oferecidos pela a APAE de São Caetano em seu Centro de Equoterapia, ampliando o número de vagas oferecidas aos pacientes para essa modalidade, gerando novos empregos para a sociedade, aprimorando seus equipamentos e estrutura para um atendimento de excelência e qualidade de vida.

O projeto do Pronas-PCD foi possível graças a ajuda de parceiros que acreditam e reconhecem a diferença que a APAE faz para o seu município e a sociedade. Por meio da parceria com a Gerdau que conseguiu arrecadar um total de R$ 330.000,00 e a Weg um total de R$ 53.000,00. Os recursos arrecadados são de valores dedutíveis do Imposto de Renda para aplicação em projetos. O projeto aprovado é para uma temporada de 24 meses e conta com uma equipe multiprofissional capacitada e habilitada para o trabalho.

Todos os serviços que serão oferecidos terão custo zero para o município e para os pacientes contemplados. Os munícipes que recebem acompanhamento na rede pública de saúde municipal poderão obter indicação para realizar o tratamento. A regulação do município irá disponibilizar a Instituição uma guia de encaminhamento e autorização do procedimento. Os casos serão chamados para uma avaliação médica (fisiatra, neurologista, psicóloga e fisioterapeuta) e, obtendo a liberação médica, inicia-se o tratamento.

O presidente da APAE de São Caetano, Jorge Salgado, ex-vereador do município de São Caetano, está muito feliz e satisfeito com essa conquista. “É um dia de muita alegria e satisfação para nossa Instituição, isso mostra o reconhecimento dos serviços oferecidos pela APAE e o impacto que ela gera na sociedade. Conseguiremos atender uma demanda muito maior, continuar oferecendo um serviço de excelência e oferecer novas oportunidades de trabalho para a sociedade”, diz Salgado, que complementa: “Quero enaltecer aqui a importância que as parcerias realizadas com a APAE causam na sociedade, elas ajudam a transformar a vida de pessoas. Quero agradecer ao projeto Pronas-PCD pela oportunidade de mais uma conquista para à APAE, as empresas Gerdau e Weg que contribuíram com esse projeto trazendo custo zero ao município e aos munícipes e a todos os colaboradores que se envolveram para que o projeto fosse aprovado com sucesso, deixo aqui toda nossa gratidão em nome da APAE de São Caetano”.