Vereador Dr. Marcos Fontes cria leque de proteção para as pessoas com deficiência
25 de fevereiro de 2022Uma delegacia que atende pessoas com diferentes graus de deficiência e encaminha quem a procura para serviços públicos especializados, essa é a razão da minha proposta de número 36 direcionada ao Senhor Governador do Estado.
Essa delegacia já existe no Estado de São Paulo, mas ainda não a temos na cidade de São Caetano do Sul. O intuito é promover, além do tratamento policial, uma abrangência (um leque) envolvendo trabalho assistencial associado à rede pública. Procuro assim, uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Segurança Pública, SEAIS (Secretaria municipal de Assistência e Inclusão Social) e SEDEF (Secretaria municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) de nossa cidade.
Não procuro com isso, diferenciar o tratamento que se deve dar aos cidadãos, ou seja, a igualdade, mas a Delegacia de Polícia especializada em atender Pessoas com Deficiência, ao manter uma equipe mista de policiais treinados e um Centro de Apoio Integrado composto por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, intérpretes de Libras e sociólogos, como acima mencionado, vai poder prestar um serviço de maior qualidade as PCDs.
Vale ressaltar que, segundo pesquisas as principais denúncias estão relacionadas a ocorrências de furto (11,6%), ameaça (11,5%), roubo (11,3%) e lesão corporal (8,5%). (Fonte: Governo do Estado de São Paulo). Por fim, A medida a meu sentir se faz necessária para melhorar a prevenção, o cuidado, a proteção e a dignidade da pessoa humana. Essa é uma ferramenta essencial e fundamental, pois permitirá o planejamento e o combate de eventos criminosos contra pessoas com deficiência, conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.