Estou preparado para educar um filho?

Estou preparado para educar um filho?

19 de fevereiro de 2022 0 Por Fabiana Todeschini

Por Fabiana Todesquine

Orientadora Parental

A alguns dias me peguei pensando sobre alguns pais que se sentem frustrados ao perceberem que apesar de se sentirem preparados para enfrentar os desafios da vida, observam que nem sempre isso é suficiente quando se trata de encarar os desafios emocionais relacionados à criação de um filho.

Muitos casais planejam todas as variáveis financeiras, consideram a estabilidade profissional e os planos para o futuro, associando isso ao objetivo de estarem prontos para esse momento tão esperado da maternidade e paternidade. Acreditamos, por questões culturais, que basta alcançar certa idade e independência financeira para que possamos pensar em ter filhos.

Diversas pessoas esquecem de uma importante variável nessa jornada: nosso desempenho emocional também precisa estar em dia, quando se trata de acompanhar o desenvolvimento de uma criança.

Quando o nascimento da criança surge em nosso calendário familiar é fundamental que, se não ocorreu antes, comece a surgir o interesse por avaliar e treinar nossas habilidades emocionais pois elas serão testadas diariamente. Você incluiu isso no seu planejamento?

Conheço hoje casais que estão atentos a esse assunto e bem antes de começarem o pré natal, estão verdadeiramente engajados em um processo terapêutico, e isso é uma decisão bastante inteligente.

Mas, nem todos tivemos a mesma oportunidade e a capacidade de conhecer a importância desse assunto.

 Considere-se impune de qualquer culpa: dá pra resgatar o tempo perdido!

E porque é importante se preparar emocionalmente para enfrentar os desafios da parentalidade?

Quero te dizer que somos formados por nossas experiências pessoais. Diversas características do seu comportamento são reflexo das situações e relações que você teve durante a infância, e que apesar dessas lembranças não estarem evidentes em seus pensamentos mais latentes, elas modelam a forma como você percebe e age na vida.

Citando isso, quero que entenda que acessar essas lembranças vai te ajudar a perceber por que você age e por que você acredita que certos Comportamentos e pensamentos são válidos ou não. Alcançar a Compreensão sobre isso te dá a oportunidade de alterar o

que achar desnecessário e modelar novos comportamentos em você mesmo.

Seu filho irá copiar isso tudo, então pense: É isso que você quer oferecer a ele ou você pensa que seu filho deveria ter uma experiência diferente da que você teve na infância?

Acredite: Reproduziremos frequentemente esses mesmos comportamentos com eles se não tivermos consciência de quais atitudes são adequadas.Se somos seres em transformação constante, é válido acreditar que sem o estímulo adequado é possível alterar todos os nossos comportamentos e pensamentos inadequados? Não. Nossa mente captura e guarda muitas informações que não acessamos expontaneamente.

Quando estamos expostos ao estímulo correto conseguimos acessar essas informações e modificar o que é inadequado, garantindo uma performance muito melhor no processo de educação dos filhos.

Quero que perceba: a mudança em nossas crenças e comportamentos pode ocorrer em qualquer fase da vida, desde que sejamos estimulados a compreender por que agimos como agimos. Entretanto, para aqueles que querem se sentir habilitados para embarcar no desafio de ter filhos, é muito importante pensar em abraçar proativamente uma jornada terapêutica, com um profissional experiente.

Você está preparado para educar um filho? Não sei se em algum momento da vida conquistamos essa certificação, até porque não há um diploma que te declarará um bom pai ou uma boa mãe, porém, você pode começar ou continuar essa jornada de uma forma bastante eficiente. Procure apoio de um profissional que te desafie e te estimule a desenvolver autoconhecimento e competências parentais positivas.

Certamente isso vai te ajudar bastante.

Até semana que vem…

Fabiana Todeschini

fabiana@mamaeterapeuta.com

Facebook: @mamaeterapeuta

Instagram: @mamae_terapeuta