Caio Salgado pede fraldários acessíveis às pessoas com deficiência e idosos.
12 de fevereiro de 2022Caio Salgado protocolou mais um Projeto de Lei pensando em melhorias importantes às pessoas com deficiência e idosos. O Projeto dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos privados, destinados ao uso coletivo, disporem de fraldários acessíveis às pessoas com deficiência e idosos.
“Com o passar dos anos, as pessoas com deficiência conquistaram muitos direitos, no entanto muitas conquistas ainda estão por vir. O projeto de lei que protocolei, tem como objetivo incluir nesse rol de conquistas, uma medida para que as pessoas com deficiência, adultos e crianças, bem como os idosos que necessitem, possam passar pela realização higiênica de forma segura e confortável, já que nos fraldários existentes, a troca da fralda toma-se um transtorno para essas pessoas e seus acompanhantes”, relata o vereador.
“Pessoas com deficiência intelectual possuem importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo e muitas vezes ficam muito agitadas. Com o fraldário acessível, elas terão um ambiente adaptado às suas necessidades, não só em equipamentos, mas com características que permitam o conforto e silêncio de que eles necessitam, além de trazer mais segurança e comodidade aos cuidadores”, complementa.
Segundo o parlamentar, são muitos os relatos de famílias e cuidadores sobre a dificuldade em realizar o ato, já que os trocadores não possuem o tamanho adequado para essas pessoas, bem como, não há acessórios próximos.