Prefeito De São Caetano, José Auricchio Junior, Afirma Que A Educação Será Uma Das Prioridades De Seu Governo.
22 de janeiro de 2022“As prioridades da sua Administração são Saúde e Educação. Precisamos realizar uma retomada segura para nossos alunos para que eles voltem a se preparar para o futuro, sem esquecer da preservação da saúde de todos. Nosso compromisso é com o bem-estar do morador de São Caetano. ”
Entrega do Complexo Educacional Do Bairro Santa
Neste primeiro semestre, será entregue a população O Complexo Educacional Do Bairro Santa Maria, A Maior Obra De Educação Da História De São Caetano.
Moderna E Sustentável
Inaugurada em 1968, o Eda é uma das escolas mais antigas de São Caetano do Sul. Agora, será, também uma das mais modernas. As obras contemplam a implantação de 15 medidas de sustentabilidade urbana para atendimento aos requisitos de Instalação Modelo de Sustentabilidade do Programa Município Verde Azul, iniciativa de gestão ambiental do Governo do Estado de São Paulo que incentiva a adoção de práticas e instalações sustentáveis pelos municípios.
Dentre as medidas, além de instalação de lâmpadas de LED, utilização de dispositivos economizadores de água nas torneiras e pavimento permeável para drenagem da água da chuva, existem também técnicas construtivas que garantem conforto térmico e ambiental, como as claraboias construídas entre as salas para a incidência de luz natural nos ambientes.
Assim, por exemplo, o projeto de reforma e ampliação prevê acessibilidade em toda a área construída e técnicas construtivas que favorecem incidência de luz e ventilação naturais, proporcionando conforto térmico e ambiental.
A obra também prevê a instalação de lâmpadas de LED e a utilização de dispositivos economizadores de água e a compostagem de resíduos orgânicos. Na área externa, o pavimento será permeável, para a drenagem de água da chuva e espaços para horta.
Essa é uma das maiores obras realizadas pela administração municipal no âmbito da Educação e resultará em um complexo escolar reunindo Ensino Fundamental e Educação Infantil, com duas quadras poliesportivas externas, uma quadra coberta e um playground.
O Complexo Educacional do Bairro Santa Maria terá escolas de Ensino Fundamental I e II e de Educação Infantil, além de duas quadras poliesportivas descobertas e uma coberta.
O complexo de mais de 10 mil m² terá capacidade para mais de mil alunos, em uma construção que respeita 15 medidas de sustentabilidade urbana, além de ter 100% da iluminação de LED.
Aplicativo Para A Aquisição Do Uniforme Escolar
A Prefeitura De São Caetano Do Sul Não Para! Traz No Inicio Do Ano Letivo Mais Uma Inovação: A partir deste ano, bastará baixar o app no celular para ter acesso ao auxílio de R$ 250 (reajustado para este ano). A plataforma terá conexão às malharias cadastradas. Na hora da compra, o valor será debitado diretamente do aplicativo, dispensando a necessidade de apresentação da nota fiscal de compra na secretaria da escola.
Este novo sistema aprimora ainda mais o Auxílio-Uniforme Escolar, criado em 2017. Nos anos anteriores, o valor do benefício foi depositado na conta bancária do pai ou responsável. “Estamos simplificando ainda mais o acesso das famílias ao uniforme escolar, com a segurança de que o valor será utilizado apenas para o propósito ao qual se destina e de que nenhum aluno fique sem as peças ao longo de 2022”, explica a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli.
Podem se inscrever no sistema qualquer malharia, de São Caetano ou de outras cidades da região, que se proponham a fornecer uniforme escolar no padrão estabelecido pela Secretaria de Educação. A Prefeitura já está fazendo contato com confecções credenciadas nos anos anteriores, e permite a inscrição de novos fornecedores. Os interessados podem entrar em contato com a Seeduc pelo telefone (11) 4224-0670.
Na hora da compra, as famílias podem adquirir o kit completo ou peças avulsas, desde que dentro do valor do benefício. Famílias que não tiverem acesso a um celular não serão prejudicadas: receberão um cartão que poderá ser utilizado apenas nas malharias credenciadas.
O nome do Aplicativo e orientações para o download do aplicativo e forma de uso será dado para todos os alunos matriculados na rede municipal até o início do ano letivo, previsto para o dia 9 de fevereiro.
Novos Diretores Da Educação De São Caetano
Além das novidades citadas acima, na quarta-feira19/01, Auricchio nomeou novos diretores da Educação de São Caetano. Dos nomeados, apenas um – Fabiano Augusto João , foi mantido na função.
Veja os currículos dos nomeados:
DANIELA HARUMI HIKAWA nomeada como Diretora de Integração de Ensino
Mestranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências – Biologia da USP. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Foi coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde também atuou como assessora na formação de professores e da reorganização curricular da rede. Em 2017, foi uma das coordenadoras da elaboração do Currículo da Cidade de São Paulo de Ciências Naturais.
CARLA DA SILVA FRANCISCO nomeada como Diretora do Cecape
Mestranda em Educação pela USP. Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Torricelli (2007) e especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na rede municipal de ensino de São Paulo, onde também atuou como coordenadora pedagógica; na formação de formadores e professores; na produção de materiais didáticos; e no acompanhamento gerencial dos dados de aprendizagem. Ainda na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, foi diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Coordenadoria Pedagógica.
PALOMA ROS SALVADOR SANCHES nomeada como Assessora de Formação do Cecape
Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP (2020 – primeiro lugar da turma). Foi assessora na Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
FABIANO AUGUSTO JOÃO continua na função como Diretor de Departamento
Formado em Educação Física pela UniABC, possui especialização em Educação Física Escolar pela Fefisa e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor do curso de Educação Física da USCS e Diretor de Departamento da Educação de São Caetano do Sul. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, Lazer e Recreação, atuando principalmente nos seguintes temas: Manifestações Lúdicas, O Lúdico, Educação, Gestão da Escola Pública e Educação Física Escolar.