NINGUÉM CRESCE SOZINHO!
4 de dezembro de 2021Oi, sou Fabiana Todeschini, orientadora parental, esposa do Leonardo e mãe do Davi.
Surfo uma onda diferente e espero encontrar nesse espaço algumas pessoas que acreditam que pais emocionalmente inteligentes, desenvolvem filhos com capacidade de mudar a história do mundo. Nesse espaço você vai encontrar, a cada semana, algumas dicas sobre assuntos que envolvem a família, e você tem meu convite para interagir comigo sempre que achar legal. Dúvidas, críticas, argumentos, contribuições são bem-vindas sempre!
Esse espaço é nosso…
Hoje quero refletir sobre a importância de construirmos uma rede de apoio forte.
Se você já escutou sobre esse assunto, vamos pensar um pouco mais sobre ele. Se você nunca ouviu falar a respeito disso, quero que você tente se apegar a imagem de uma rede bem preguiçosa, que te acolhe, te abraça, te sustenta de uma forma aconchegante.
Pois é, o propósito da rede de apoio é esse, acolhimento!
No contexto familiar, uma rede de apoio irá servir para reforçar comportamentos positivos. Ela é constituída de pessoas que se dispõem a ajudar em diversos cenários, são pessoas do seu círculo familiar, são aquelas pessoas da escola em que seu filho estuda, são os médicos que acompanham a saúde da família, e a partir daí o céu é o limite… Vamos incluir os amigos, a igreja e os demais componentes de grupos envolvidos nos cuidados com a criança (babá, ajudante etc.) e no dia a dia familiar.
Ter uma boa rede de apoio faz diferença em situações relacionadas a imprevistos ou mesmo para dar sustentação emocional para os pais.
Quero que saiba que é importante ter um cuidado especial para desenvolver uma boa rede de apoio. Considere nesse núcleo ao menos uma pessoa que sirva de ponto de referência para você nos diversos contextos (madrinhas, padrinhos, tios, avós, professora/diretora da escola, rede de apoio espiritual, em grupos de esporte, teatro, amigos mais próximos que conheçam a criança e que fazem parte da rede de confiança dos pais).
Você não precisa necessariamente discutir a forma como educa seu filho com a sua rede de apoio, mas pessoas da sua confiança, que fazem parte do dia a dia familiar, devem ter afinidade com sua família. Os interesses relacionados à educação, as falas sobre princípios devem ser parecidas.
Uma importante rede de apoio para a criança e para os pais deve incluir alguém da escola em que as crianças estudam isso por que na escola são criados vínculos importantes entre os professores e as crianças, e daí vale lembrar que as crianças mais novas irão se beneficiar muito disso, pois a escola faz um papel insuperável na construção das experiências durante a infância.
Como orientadora parental observo que algumas famílias compreendem que os bilhetes ou comunicados sobre o comportamento dos filhos, na maioria das vezes, estão relacionados com uma crítica à educação, e na verdade o papel da escola é trazer um olhar externo para essa família sobre o desempenho da criança no contexto social, em seus detalhes pessoais, em relação a sua capacidade de capturar e expressar o aprendizado.
Para gerar um bom vínculo com essa rede de apoio é importante que os pais tenham costume de frequentar as reuniões escolares, que apresentem suas considerações sobre o que observam nos seus filhos e peçam orientações sobre como poderiam ajudá-los no desenvolvimento de suas habilidades.
É fundamental que ambos os pais concordem sobre quem pode fazer parte dessa rede que traz acolhimento e suporte familiar. Uma rede de apoio se constrói com base na confiança e na troca de experiências positivas.
Se você tem uma boa rede de apoio hoje em dia, formalize sua gratidão para essas pessoas incríveis. E se você nunca pensou sobre isso, já começaremos nosso espaço com essa missão: construa uma rede de apoio que vai te acolher e te socorrer nos momentos de incerteza. Não tenho dúvida que você também se sentirá bem se puder fazer parte da rede de apoio de alguém.
Contem comigo! Até semana que vem…
fabiana@mamaeterapeuta.com
Facebook: @mamaeterapeuta