7ª Conferência das Cidades discute o futuro do desenvolvimento urbano de São Caetano
4 de julho de 2024Na sexta-feira (21/6), a Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu a 7ª Conferência Municipal das Cidades, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns. O evento reuniu especialistas e membros da sociedade civil para discutir e planejar o futuro do desenvolvimento urbano no município.
A abertura do evento contou com as falas do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim e do Secretário de Obras e Habitação (Seohab), Iliomar Darronqui, que ressaltaram a importância da participação popular na construção de políticas públicas eficazes. Representantes das secretarias municipais também participaram, apresentando as realizações implementadas no município nos cinco eixos em discussão.
Num segundo momento, formaram-se grupos de trabalho divididos por eixos temáticos, onde os representantes dos diversos segmentos da sociedade puderam questionar, debater e propor temas relacionados a cada eixo, nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Conheça algumas das propostas selecionadas que serão levadas à 7ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 5 e 6 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo:
1- Urbanismo e Habitação: Implementar políticas habitacionais voltadas para a população de baixa renda, utilizando a Lei de Habitação de Interesse Social e Mercado Popular.
2- Infraestrutura e Mobilidade: Implantar sistemas de compartilhamento de bicicletas e automóveis elétricos; criar uma ligação direta entre a Via Anchieta e a Avenida Guido Aliberti.
3- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Recuperar as paredes de contenção do Córrego dos Meninos, desassorear o córrego e executar a construção de muro de contenção.
4- Cidades Inteligentes : Ampliar os sistemas de monitoramento de pessoas nos equipamentos públicos e o sistema de monitoramento de veículos e pessoas nas divisas.
5- Governança e Participação Social: Realizar o trabalho de orientação às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sobre a importância de atualizar os seus Estatutos para realizar o Cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para que se possam apresentar Projetos Sociais de relevância para a população Sancaetanense.
Ao final do evento, foram eleitos 13 delegados que representarão o município na conferência estadual. Entre eles estão técnicos da administração municipal, representantes de movimentos sociais, entidades de trabalhadores e empresariais, e organizações não governamentais.
Os eleitos são: Sandro Fortunato Casini, Ricardo Quiles Napoleão, Daniel Chang Christmann, Marcelo Amaral Pante, André Paes Leme, Sucena Shkrada Resk, Tadeu Gomes Esteves da Cunha, Maria da Piedade de Souza Coelho, Giovani Falcone Castro Alves, Janivladson Vital Alvez Ferraz, Marcelo Beja, Airlana Fernandes Silva Polzatto e Flávio Nakaoka.
A conferência foi um momento de troca de conhecimentos, possibilitando a construção de um plano mais inclusivo e sustentável para o desenvolvimento urbano de São Caetano. Sandro Casini, presidente da Comissão Preparatória Municipal, afirmou que a participação ativa dos moradores é essencial para construir uma cidade melhor para todos.