Teatro Santos Dumont recebe espetáculo gratuito ‘Guerra de Papel’, uma releitura de Antígona para os tempos atuais
4 de julho de 2024Com interpretação brechtiniana, musical discute a dura realidade enfrentada pelos jovens negros das periferias brasileiras
Nesta quarta-feira, 12 de junho, às 20h, o Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul, recebe o musical jovem Guerra de Papel. A peça transporta o mito de Antígona para os tempos atuais: trata do luto e de vidas perdidas nas periferias brasileiras. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local antes do início do evento, que é indicado para o público a partir de 12 anos.
A adaptação do mito de Antígona passa pelo precário ensino público brasileiro e o genocídio dos negros, tendo por cenário o ambiente escolar nos bairros mais afastados dos centros urbanos, levantando questionamentos sobre as medidas de segurança pública no controle das áreas dominadas pelo tráfico.
Enquanto na mitologia grega a figura de Antígona – filha do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta – é aquela que tenta enterrar seu irmão, na peça da companhia é a personagem central, a mulher negra na luta para descobrir quem tirou a vida de seu filho Aramiz, morto por uma bala “perdida” dentro da sala de aula. A encenação é formada pelos atores e músicos, que executam canções com inspiração em gêneros como o samba e o funk.
Segunda peça fruto da pesquisa sobre teatro grego e periferia, do grupo de repertório Tô em Outra Cia de Teatro, Guerra de Papel sucede a montagem Das Ruas – Um Orfeu de Mochila, adaptado do mito de Orfeu e Eurídice para a contemporaneidade.
O projeto “Circula Perifa – Guerra de Papel – uma tragédia urbana musical” foi contemplado pelo PROAC Edital 02/2023 – Circulação Teatral, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul.
Atenção: O teatro Santos Dumont não possui estacionamento nem serviço de manobrista. Prefira o transporte público, em São Caetano do Sul os ônibus municipais têm tarifa zero.
SERVIÇO
Guerra de Papel – uma tragédia urbana musical
12 de junho de 2024, quarta-feira, às 20h
Teatro Santos Dumont | Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, São Caetano do Sul
Duração: 65 minutos
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos
Ficha técnica
Elenco: May Tenório (Antígona), Thayna Rodrigues (Ismênia), Claudine Palhàres (Professora), Cainã Naira (Favela e Ensamble), Cinthia Tomaz, Renan Marques, Uédia Alves e Vittor Oliver (Ensamble).
Texto: Andrezza Rodrigues e Thuane Ainy
Letras: Andrezza Rodrigues, Jorge Alves, Paulo Henrique, Leo Matheus e Thuane Ainy
Músicas: Jorge Alves, Leo Matheus e Paulo Henrique Costa
Arranjos musicais: Paulo Henrique Costa
Direção geral: Jorge Alves
Assistente de direção: Andrezza Rodrigues
Direção musical: Paulo Henrique Costa
Assistente de direção musical e regência: Raimundo Damasceno
Músicos instrumentistas: Luiz Viola (piano e teclas), Julio Lino (baixo), Janssen Lima (violão) e Tunuka (percussão e apoio vocal)
Direção de movimentos e coreografias: Divana Montez
Assistente de coreografia: Cinthia Tomaz
Figurino: Gabriela Araújo
Cenário: Heron Medeiros
Design de luz e op.: Fernando Ferreira
Design de som: Radar Sound
Programação Visual: Nayara Falcão
Produção: Tô em Outra Produções Culturais
Assistente de Produção: Thuane Ainy
Realização: Tô em Outra Cia. de Teatro
Programe-se com a Agenda Cultural da cidade: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.
Da Redação, com informações da ARTEPLURAL Comunicação
12/6/2024