Teatro Santos Dumont recebe espetáculo gratuito ‘Guerra de Papel’, uma releitura de Antígona para os tempos atuais

Teatro Santos Dumont recebe espetáculo gratuito ‘Guerra de Papel’, uma releitura de Antígona para os tempos atuais

4 de julho de 2024 0 Por Desperta São Caetano

Com interpretação brechtiniana, musical discute a dura realidade enfrentada pelos jovens negros das periferias brasileiras

Nesta quarta-feira, 12 de junho, às 20h, o Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul, recebe o musical jovem Guerra de Papel. A peça transporta o mito de Antígona para os tempos atuais: trata do luto e de vidas perdidas nas periferias brasileiras. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no local antes do início do evento, que é indicado para o público a partir de 12 anos.

A adaptação do mito de Antígona passa pelo precário ensino público brasileiro e o genocídio dos negros, tendo por cenário o ambiente escolar nos bairros mais afastados dos centros urbanos, levantando questionamentos sobre as medidas de segurança pública no controle das áreas dominadas pelo tráfico.

Enquanto na mitologia grega a figura de Antígona – filha do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta – é aquela que tenta enterrar seu irmão, na peça da companhia é a personagem central, a mulher negra na luta para descobrir quem tirou a vida de seu filho Aramiz, morto por uma bala “perdida” dentro da sala de aula. A encenação é formada pelos atores e músicos, que executam canções com inspiração em gêneros como o samba e o funk.

Segunda peça fruto da pesquisa sobre teatro grego e periferia, do grupo de repertório Tô em Outra Cia de Teatro, Guerra de Papel sucede a montagem Das Ruas – Um Orfeu de Mochila, adaptado do mito de Orfeu e Eurídice para a contemporaneidade.

O projeto “Circula Perifa – Guerra de Papel – uma tragédia urbana musical” foi contemplado pelo PROAC Edital 02/2023 – Circulação Teatral, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul.

Atenção: O teatro Santos Dumont não possui estacionamento nem serviço de manobrista. Prefira o transporte público, em São Caetano do Sul os ônibus municipais têm tarifa zero.

SERVIÇO

Guerra de Papel – uma tragédia urbana musical
12 de junho de 2024, quarta-feira, às 20h
Teatro Santos Dumont | Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, São Caetano do Sul
Duração: 65 minutos
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos

Ficha técnica
Elenco: May Tenório (Antígona), Thayna Rodrigues (Ismênia), Claudine Palhàres (Professora), Cainã Naira (Favela e Ensamble), Cinthia Tomaz, Renan Marques, Uédia Alves e Vittor Oliver (Ensamble).
Texto: Andrezza Rodrigues e Thuane Ainy
Letras: Andrezza Rodrigues, Jorge Alves, Paulo Henrique, Leo Matheus e Thuane Ainy
Músicas: Jorge Alves, Leo Matheus e Paulo Henrique Costa
Arranjos musicais: Paulo Henrique Costa
Direção geral: Jorge Alves
Assistente de direção: Andrezza Rodrigues
Direção musical: Paulo Henrique Costa
Assistente de direção musical e regência: Raimundo Damasceno
Músicos instrumentistas: Luiz Viola (piano e teclas), Julio Lino (baixo), Janssen Lima (violão) e Tunuka (percussão e apoio vocal)
Direção de movimentos e coreografias: Divana Montez
Assistente de coreografia: Cinthia Tomaz
Figurino: Gabriela Araújo
Cenário: Heron Medeiros
Design de luz e op.: Fernando Ferreira
Design de som: Radar Sound
Programação Visual: Nayara Falcão
Produção: Tô em Outra Produções Culturais
Assistente de Produção: Thuane Ainy
Realização: Tô em Outra Cia. de Teatro
Programe-se com a Agenda Cultural da cidade: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.
Da Redação, com informações da ARTEPLURAL Comunicação
12/6/2024