São Caetano envolve mais de mil colaboradores em ações que comemoram o Dia da Enfermagem
2 de junho de 2024A secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, representou o prefeito José Auricchio Júnior, nesta sexta-feira (17/5), durante a abertura do Dia da Enfermagem. Com o tema Cuidando de Quem Cuida, a ação envolveu mil profissionais, que se revezaram ao longo do dia participando de diversas atividades no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns.
A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a Enfermagem, destacar as realizações e contribuições dos profissionais dessa área, e abordar questões relevantes para a profissão.
Neste ano a equipe teve sessões de relaxamento, práticas integrativas (reiki, florais de Bach e auriculoterapia), oficinas de maquiagem, oficinas de fotografia, oficina de defesa pessoal, simulação de pacientes com infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, música, gincanas e sorteios de brindes.
“Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem foram prestigiados com as atividades que visam destacar a importância de seu trabalho. Comemorar o Dia da Enfermagem na Saúde é como comemorar o Dia das Mães”, destacou Regina Maura.
O grupo representa quase 30% dos colaboradores da pasta. São mais de 1,1 mil em toda rede. “Vocês fazem a saúde acontecer e hoje ocupam cargos importantes em todos os nossos setores. Temos enfermeiros que são gerentes técnicos em todas as UBSs, diretores e coordenadores de serviços. A ocupação destes cargos pelos enfermeiros tem feito a diferença no atendimento dos nossos moradores”, concluiu a secretária.
O vereador Tite Campanella falou em nome da Câmara e recordou os avanços na Saúde do município. “Me lembro quando comecei na vida pública. Há 30 anos tínhamos apenas um pequeno pronto socorro, na Vital Brasil, e ao longo dos anos acompanhei o quanto o prefeito Auricchio e a Regina Maura fizeram em termos de novos equipamentos, gestão e qualificação de equipe. A Saúde avançou significativamente e a enfermagem, cada vez mais, se mostra essencial para o funcionamento eficaz dos serviços e para a garantia de um atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou.
A comemoração do Dia da Enfermagem é uma oportunidade para reconhecer e agradecer aos profissionais por seu compromisso e dedicação no cuidado aos pacientes, bem como para discutir e buscar soluções para os desafios enfrentados pela profissão, como condições de trabalho, remuneração adequada e formação profissional.
Durante o evento foram homegeadas 11 profissionais com mais tempo na função. Uma delas, Catharina Martins, está na rede desde março de 1977.
“Eles são fundamentais na linha de frente do cuidado, promovendo a Saúde, prevenindo doenças e ajudando na recuperação dos pacientes. Mas não podemos esquecer o quanto nossa equipe evoluiu e assumiu postos importantes na coordenação de grandes unidades, como o Atende Fácil Saúde, Centro de Imunização, Centro de Prevenção às Doenças Infecciosas, Unidades Básicas de Saúde, entre outras, ajudando a desenvolver e implementar protocolos, promovendo a padronização e a qualidade de atendimento aos nossos moradores”, finalizou a diretora de Enfermagem, Olgair Almeida de Jesus.