Vereador Gilberto Costa Solicita Cinoterapia

Vereador Gilberto Costa Solicita Cinoterapia

30 de março de 2024 0 Por Desperta São Caetano

Vereador e líder de governo Gilberto Costa solicita junto à Prefeitura de São Caetano do Sul, a cinoterapia.
A Cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por cães, é uma forma de intervenção terapêutica que promove melhorias físicas, emocionais, sociais e cognitivas.
Ela pode fornecer uma oportunidade para indivíduos socializarem, especialmente para aqueles que tem dificuldades devido a condições como autismo, transtornos de ansiedade social ou depressão, a prefeitura entende que é um momento oportuno e vem promovendo investimentos significativos tanto na saúde, como na subsecretaria de bem-estar animal, atendendo assim as necessidades dos moradores e animais. (ressalta o líder de governo).
Os cães servem como um facilitador para a interação entre as pessoas, a presença deles geralmente resulta em sentimentos de alegria, conforto e relaxamento, assim como empatia e compaixão, ao praticarem cuidar de outro ser vivo em ambientes terapêuticos, como hospitais ou abrigos vítimas de violência, fornecendo conforto e apoio emocional para aqueles que estão passando por momentos difíceis.
Para Gilberto Costa, a interação com os cães em um ambiente terapêutico ajuda a aumentar a autoestima, além de reduzir o estresse, a ansiedade, e a solidão, a mesma frequentemente envolve atividades físicas, como caminhar, brincar e acariciar. Isso pode ajudar a promover a mobilidade, a coordenação motora e a resistência física, além de incentivar um estilo de vida mais ativo.
As atividades envolvidas na cinoterapia, como seguir comandos para interagir ou participar de jogos e exercícios, também promovem o pensamento crítico, a resolução de problemas e outras habilidades cognitivas. Para muitas pessoas, a perspectiva de interagir serve como um forte incentivo para participar de sessões terapêuticas e aderir ao tratamento.
A terapia dá oportunidade, especialmente para aqueles que podem ter dificuldades. Os cães servem como um facilitador para a interação entre as pessoas, em um ambiente terapêutico e pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança dos participantes, especialmente em crianças, adolescentes e idosos.
“A cinoterapia desempenha um papel importante na promoção da saúde física, emocional e social, proporcionando uma série de benefícios para indivíduos de todas as idades e com uma variedade de necessidades.‘’ conclui Gilberto Costa.