Alunos da EME Profª Alcina Dantas Feijão, em São Caetano, ingressam em universidades públicas pelo Provão Paulista
6 de fevereiro de 2024A volta às aulas nas escolas municipais de São Caetano é sempre um dia festivo, com acolhida carinhosa de professores e funcionários, muitos abraços e sorrisos. E na EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão houve um motivo a mais de comemoração neste primeiro dia de aulas: 28 alunos da 3º ano do Ensino Médio conquistaram uma vaga em uma das cinco universidades públicas do Estado de São Paulo, que aderiram ao Provão Paulista Seriado em sua primeira edição.
A iniciativa do governo do Estado de São Paulo garante o acesso ao ensino superior de estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio em 2023 na rede pública de ensino. As cinco universidades públicas que aderiram ao novo vestibular — Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) – destinaram 15.369 vagas ao processo seletivo, do qual participaram 180.024 estudantes.
Segundo o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, em matéria publicada no Portal do Governo, esse número é 3,5 vezes maior que a quantidade de alunos da rede estadual inscritos nos vestibulares das melhores universidades do estado. “Esses números comprovam a grandeza dessa política pública, que considero a mais importante entre as implementadas pela Seduc-SP em 2023, porque temos em São Paulo as principais instituições e estamos ampliando o acesso dos nossos estudantes a elas”.
“O Provão foi uma grande oportunidade para nossos alunos, que ingressaram na universidade direto do Ensino Médio graças ao excelente desempenho na prova. Estamos felizes e orgulhosos”, diz a diretora da escola, Sandra Gimenes.
PROVA SERIADA
O Provão Paulista Seriado é um processo seletivo em três etapas: o estudante faz as provas ao longo das três séries do Ensino Médio e a avaliação soma os três resultados. Sua implementação está sendo feita de forma gradual. Nesta primeira edição, participaram apenas os alunos que cursaram o último ano do ensino médio em 2023. No próximo ano, poderão fazer a prova alunos do segundo e do terceiro anos. Em 2025, todos os alunos de escolas públicas poderão participar da prova desde o primeiro ano.
No dia 26/1 o governo divulgou a primeira lista de aprovados no portal
https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Nessa última sexta-feira (2/2) houve uma segunda chamada, e, quem ainda não viu seu nome na lista tem uma terceira chance: mais uma chamada está prevista para o dia 9 de fevereiro. E haverá, também, novas chamadas para os cursos da Univesp e de alguns cursos das Fatecs que começam no segundo semestre.
Confira a lista dos alunos do Alcina que já garantiram a sua vaga:
Adriano Dias dos Santos Netto
Ana Carolina Cunha Caracini
Ana Carolina Reis Abreu de Freitas
Anny Sophia Fonseca Silva
Arthur Vitor da Silva
Beatriz Biazzotto de Faria
Caio Burri Miranda
Gabriel Omena Santos Silva
Giovanna Alves Figueiredo
Gustavo Henryque da Silva Sena
Henrique Yuji Murakami
Ingrid Pedro dos Santos
Isabella Crecco Lima
Izabella Santos Caetano
Julia Freitas Gomes
Lucas Paolini Cardoso Pereira
Nicole Alves Oliveira
Patrik Augusto Rodrigues Ribeiro
Pedro Henrique Lima
Renan Matheus de Oliveira Nogueira Siqueira
Samantha Vieira Malafaia
Thiago Bernardino de Seixas
Thiago Henrique de Souza
Victoria Gorato dos Santos
Vinicius Alves de Souza
Vitor de Oliveira Brito
Vitoria Monsalles Barbosa
Wesley Oliveira da Silva