Vereador Dr. Marcos Fontes – Proposta da Sala Rosa e Botão do Pânico para as Mulheres vítimas de Violência
21 de dezembro de 2023Com a instalação da DDM/S.C.Sul – Delegacia de Defesa da Mulher de São Caetano do Sul, o vereador Dr. Marcos Fontes crê que as proposituras de sua autoria, quais sejam, a instalação da ‘Sala Rosa’ e o APP ‘Botão do Pânico’ serão em breve disponibilizados as vitimas de violência doméstica. “Deveras”. A atual gestão (2017/2024) conectou a cidade a era 5G.
No Brasil a cada 90 minutos, uma mulher morre por agressões de atuais ou ex-parceiros e todos os dias, cerca de 130 mulheres são estupradas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números precisam ser erradicados.
É inadmissível a todo instante lermos, vermos ou ouvirmos sobre violência contra as mulheres.
“A ‘Sala Rosa’ vem para disponibilizar a mulher vítima de violência um atendimento diferenciado e essencial. E como a delegacia geralmente é o primeiro local que a mulher procura para registrar um ato de agressão, se faz necessário oferecer um espaço onde ela receberá todo o auxílio sem se sentir constrangida”, afirma o vereador Dr. Marcos Fontes.
DO BOTÃO DO PÂNICO.
“O botão do pânico permite um canal direto da mulher vítima de violência com as forças de segurança pública.” Assevera o vereador.
Sublinha o edil: “A tecnologia além de ser um veículo para o desenvolvimento de qualquer nação precisa estar à disposição do cidadão para auxiliá-lo”.
Isto posto, a tecnologia deve apoiar às mulheres vítimas de violência. O ‘Botão do Pânico’, conta com duas funções. A primeira permite que a mulher seja acompanhada por quem ela desejar, através do GPS, quando se sentir ameaçada, silenciosamente vai acioná-lo. A segunda funciona como um chamado de socorro, que dispara alerta para contatos cadastrados inscritos no app e que estejam perto do local.
Para as vítimas de violência, o aplicativo acionará discretamente, sem ruído sonoro a Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil Municipal. O aplicativo permanecerá com a mulher vítima de violência, durante o curso do Inquérito Policial e na fase judicial.
É uma medida protetiva de urgência, podendo ser instalado nos smartphones. A intenção é disponibilizá-la para todas as mulheres vítimas de violência.
O botão do pânico representa um elo vital entre a vulnerabilidade e a proteção, enquanto a instalação da ‘sala Rosa’ oferece um refúgio empoderador para mulheres vítimas de violência doméstica, transformando o medo em coragem e possibilitando a reconstrução de vidas marcadas pela adversidade. Conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.