Prefeitura de São Caetano participa do Global Summit Telemedicine & Digital Health
25 de novembro de 2023A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, participou na segunda-feira (20/11) do Global Summit & Digital Health, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento sobre Telemedicina e Saúde Digital, promovido pela Associação Paulista de Medicina, reuniu mais de 150 palestrantes que debateram o presente e o futuro da Saúde Digital e Telemedicina no Brasil e no Mundo.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, representou a Prefeitura no evento, com programação científica dividida em conferências e painéis internacionais e nacionais, com palestrantes dos sistemas privado e público de Saúde e Saúde Digital.
No painel Continuidade do Cuidado e Redes de Apoio na Era Digital, a secretária explanou sobre os avanços que o município conquistou em diversas ações que incluem a ciência médica e a tecnologia. “A inteligência artificial, a internet e a resposta rápida com precisão ganharam espaço ao longo dos anos. Chegamos à Saúde 4.0 com soluções em tecnologia, monitoramento, análise, diagnósticos e ações que têm impactado positivamente utilizando novas tecnologias para melhorar a qualidade dos nossos serviços”, destacou Regina Maura.
Durante sua apresentação, a secretária falou sobre todo o processo de informatização da Saúde, iniciado em 2018, com a chegada dos prontuários eletrônicos, integrando toda rede de Atenção Básica, Especializada e Hospitalar, ação que possibilitou a organização do programa Remédio em Casa. Além disso, abordou a criação da plataforma Disque Coronavírus, um serviço de inteligência epidemiológica, que usa um website em que o morador preenche caso apresente sintomas suspeitos de covid-19.
Em 2022, um grande marco para o município foi a chegada da Telemedicina, com investimento em consultórios virtuais à distância, que equalizaram uma fila reprimida por conta da pandemia. Com pouco mais de 12 meses de atuação, o serviço soma mais de 44 mil atendimentos em 15 especialidades, com pesquisa que indica 94% de satisfação dos munícipes.
São Caetano conta também com serviço de confirmação de consultas e exames, a Central Conectada, que reduziu em 70% o contato telefônico. “Em 14 meses, foram mais de 169 mil mensagens encaminhadas por whatsapp e 92% de retorno, com confirmações ou solicitações de cancelamento, disponibilizando a vaga para outro paciente. O sistema é todo monitorado em tempo real pela equipe de regulação”, explicou Regina Maura.
Este ano, o lançamento do programa Diabetes Sob Controle, com a distribuição de sensores de glicose para crianças de 4 a 17 anos, insulino-dependentes, tem permitido que os jovens façam a leitura da glicose por meio de um leitor ou aplicativo, sem necessidade de furar o dedo.
Outra novidade foi a implantação do FarmaZap (4233-8235), canal exclusivo de whatsapp para informações e dúvidas sobre temas que envolvem as farmácias. Desde seu lançamento, em outubro, o setor recebeu 1,4 mil mensagens.