Prefeitura de São Caetano participa de simpósio CABEM mais Vidas, sobre uro-oncologia
13 de setembro de 2023A secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, participou nesta quarta-feira (13/9) do Simpósio Cabem Mais Vidas, ambulatório de uro-oncologia, que funciona no campus do Centro Universitário da FMABC e foi baseado em modelos internacionais dedicado ao tratamento do câncer de bexiga.
São Caetano é uma das referências do ABC para atendimento da especialidade. Durante a mesa, que debateu caminhos para oncologia de qualidade no SUS, Regina Maura falou sobre a importância de fortalecer a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde). “A atenção primária, por meio da Estratégia Saúde da Família, tem papel fundamental no sistema. Se o médico, o técnico e o Agente Comunitário de Saúde souberem o que é o câncer, a gravidade, os primeiros sintomas e a importância do diagnóstico precoce, o encaminhamento será feito de forma mais assertiva e eficaz.”
Durante o simpósio, foram apresentadas discussões relacionadas ao tema e debatidas políticas públicas necessárias para diminuir a taxa de mortalidade nos hospitais públicos, pensando no âmbito nacional, estadual e municipal. “Em cinco anos de programa, tratamos quase 230 pacientes da região. Reduzimos de 40% para 2% a taxa de mortalidade em nossa região”, disse o urologista Fernando Korkes, um dos idealizadores do projeto.
“Em São Caetano, a tecnologia associada à gestão e equipe médica especializada nos possibilita a realização, em média, de seis cistectomias por ano. Embora se trate de um câncer letal, agressivo e de difícil tratamento, conseguimos reduzir de forma importante a taxa de mortalidade dos pacientes, dados que impactam na estatística decrescente de mortalidade na região, hoje em 2%”, explicou o coordenador do serviço de Urologia de São Caetano, Marcello Machado Gava.
O Cabem mais Vidas centraliza as condutas, auxiliando na elaboração do cronograma de tratamento e os municípios mantêm o atendimento e procedimentos para condução dos pacientes. Hoje, São Caetano tem 65 pacientes fazendo seguimento no programa.
PRIMEIRA CIRURGIA DO ABC
Em 2021, São Caetano realizou a primeira cirurgia de retirada de bexiga, via laparoscópica, da rede pública do ABC. A cirurgia de remoção e reconstrução da bexiga foi realizada pela equipe dos médicos Marcello Machado Gava e Fernando Korkes.
“A Saúde de São Caetano investe, cada vez mais, em equipamentos e equipes médicas, que permitem a realização de procedimentos cada vez menos invasivos, aumentando a segurança dos nossos pacientes e reduzindo o tempo de internação”, finalizou Regina Maura.