REPOSICIONAMENTO DE MARCA – CONHEÇA A HISTÓRIA DA HAVAIANAS.
3 de agosto de 2023O que faz uma empresa reposicionar a sua marca?
Perceber a queda nas vendas e as limitações que a imagem trazia, a HAVAIANAS resolveu se reposicionar com inovação e conteúdo. Inicialmente, os calçados eram produzidos especialmente para trabalhadores de lavouras de café, associando a classes mais baixas. As Havaianas só foram criadas em 62, um sapato inspirado em um modelo japonês, que logo começou a ser copiado por muitas outras empresas, tanto que o foco da marca em seus primeiros comerciais era alertar os consumidores sobre isso, lançando o famoso bordão “Recuse imitações”.
A chave do reposicionamento: alcançar todos os públicos
Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos tanto classes C quanto média/alta eram importantes em número de vendas, afinal o produto conseguia atender as demandas de todos.
O primeiro passo: alterações no produto
A primeira ação visível de posicionamento da marca foi a criação de novas cores com o modelo Havaianas TOP, lançadas em 1994. Até então os calçados possuíam apenas 3 opções de cores e não eram monocromáticos. A ideia com isso veio por meio de uma pesquisa de mercado que identificou que os consumidores optavam por utilizar o produto em casa.
A mudança na mensagem
Enfatizando que o produto era 100% brasileiro, o que justificava os preços mais baixos em relação a alguns concorrentes. Não demorou muito para que famosos nacionais e internacionais começassem a usar os produtos da marca e aumentassem a sua popularidade e também o glamour associado ao produto. Por outro lado, é importante entender que para atrair o máximo de pessoas possível era necessário discursar de maneira diferente com pessoas diferentes, sem perder a sua identidade, tornando-se referência por seus comerciais de TV que levavam famosos em situações cotidianas usando os produtos da marca.
A primeira edição especial das Havaianas aconteceu 1998, durante a Copa do Mundo, onde a empresa lançou a primeira sandália com a bandeira do Brasil, e que rapidamente se tornou uma febre. A personalização das Havaianas ainda continua sendo um ponto fundamental para o crescimento e expansão da marca, não só no Brasil, mas em outros países, ajudando a acompanhar tendências e na renovação do seu público.
Todo mundo usa… mesmo!
Com o reposicionamento da marca, a HAVAIANAS se tornou mundialmente conhecida e popularizada, atingindo diferentes públicos. Com essa estratégia, a empresa bateu o recorde até então de 100 milhões de pares vendidos.
Storytelling
Recontar a história da marca por meio de um storytelling. Imagens, vídeos, campanhas publicitárias e anúncios em outdoors no Brasil e no mundo foram criados exclusivamente para dividir com o público as mudanças que tornaram a marca um case de sucesso conhecido mundialmente.
O reposicionamento de uma marca precisará passar pela volta no produto, com alterações e novas possibilidades que acompanhem tanto a evolução do seu público quanto a do mercado. Investir em Marketing para reforçar a imagem da empresa e se comunicar com tantas pessoas de maneira tão plural, mas ao mesmo tempo tão direcionada. As parcerias realizadas foram importantes: ajudaram tanto a popularizar quanto a tornar a marca ainda mais exclusivo, conclui Evelin Lopes – Empresária, Vice-Presidente da ACISCS, Presidente do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Aciscs e Líder do Comitê Mulher – Sicredi-SCS.