Proposta nº 912 do vereador Drº Marcos Fontes , solicitando Curso pré-vestibular gratuito na Universidade de São Caetano do Sul – USCS É Atendida
25 de maio de 2023Inicialmente sublinho que na cidade de São Caetano do Sul, a atual gestão (2017/2024) vê a educação como um dos principais pilares da sociedade sulsancaetanense. Os alunos têm uma rede de ensino com apoio pedagógico exemplar, qualitativo e doutorado.
E a USCS dentro do patamar de igualdade e qualidade pedagógica de costume, a meu pedido, implantou o curso pré-vestibular gratuito.
Significa dizer, os alunos que comprovadamente não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso pré-vestibular têm agora a oportunidade de disputar vagas no ensino superior em igualdade com demais candidatos.
O meu objetivo é legislar pela igualdade de condições, ou seja dispor aos jovens que possuem baixa renda e que, concluem o ensino médio, seja nas escolas estaduais ou municipais ativadas na cidade de São Caetano do Sul, condições de disputar vagas nas universidades, especialmente as públicas, com estudantes que cursam escolas particulares e, ainda, com os que cursam pré-vestibulares particulares.
Analisando o quadro de ingressantes nas universidades públicas, verifiquei que ocorre uma inversão na lógica; aluno de escolas públicas afluem as particulares que geralmente tem um custo maior de manutenção da faculdade. E os que emigram das escolas particulares, se veem contemplados com o ensino gratuito nas universidades públicas.
Minha ideia da implantação de um curso pré-vestibular gratuito no município vem de encontro a essa grande controvérsia social que ocorre no sistema educacional do país e, São Caetano do Sul tem a oportunidade de continuar sendo exemplo de IDEB e IDH ao dar sua contribuição para erradicar essa grande injustiça social por meio da USCS, propiciando que o jovem sul-são-caetanense de baixa renda tenha condições de entrar na intensa disputa que é o processo seletivo universitário em melhores condições intelectuais.
Creio que os cursos pré-vestibulares gratuitos serão a forma mais popular de suprir as deficiências no aprendizado de determinadas matérias e preparar o candidato para a disputada concorrência, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional. Conclui o vereador Dr. Marcos Fontes.