EMPREENDEDORISMO E COOPERATIVISMO

EMPREENDEDORISMO E COOPERATIVISMO

9 de maio de 2023 0 Por Desperta São Caetano

Empreender de forma cooperativa pode ser uma opção que vai além da realização pessoal, possibilitando a solução de problemas coletivos, viabilizando a concretização de projetos e trazendo mais desenvolvimento para todo o grupo e também para sua cidade, estado e país. Quando empreendemos iniciamos algo novo, realizamos o que ainda não foi realizado, trazemos sonhos para a realidade, ainda assim, podemos dizer que empreender trata-se de identificar oportunidades e transformá-las em negócios.

Quais as formas de empreendedorismo mais praticadas?
O empreendedorismo individual, é sem dúvida o mais praticado em todo o mundo. Mas também estão em ascensão o empreendedorismo social – voltado para o desenvolvimento de sociedades/comunidades – e o empreendedorismo coletivo.

O que é Cooperativismo?
É um movimento mundial que pressupõe a associação democrática de pessoas com algum interesse em comum que se ajudam mutuamente para obter vantagens também comuns a todo o grupo. Uma cooperativa é uma espécie de empreendimento coletivo. Uma forma de empreender alternativa à organização capitalista tradicional.

Conheça as principais diferenças entre empreendedorismo individual e Cooperativo.
O empreendedor busca o lucro individual. Os empreendedores cooperativos buscam vantagens para todo o grupo. Em uma cooperativa de produção, por exemplo, a vantagem é o ganho de escala, que propicia melhores negociações. Em uma cooperativa de consumo, a vantagem vem em forma de descontos na compra de produtos de boa qualidade para todos. Em uma cooperativa de trabalho, a vantagem pode ser, por exemplo, a conquista de um espaço de co-working para todos os cooperados.
Além disso, enquanto o empreendedor individual age conforme as regras do mercado, a ação dos empreendedores cooperativos é pautada pela democracia e pela ética, seguindo os próprios princípios cooperativistas. Uma boa forma de perceber isso é observar a gestão de cada tipo de empresa: em um empreendimento individual, o poder de decisão está atrelado a capacidade de investimento individual de cada membro (como em ações, etc.); enquanto, em uma cooperativa, todos os associados têm o mesmo poder de decisão (um voto por cabeça).

Como o empreendedorismo cooperativo pode ajudar a desenvolver a sua região?
Além dos princípios éticos e democráticos do cooperativismo serem uma inspiração para todo o país, o empreendedorismo cooperativo acaba com a dualidade patrão x empregado, já que todos os cooperados são, simultaneamente, proprietários e trabalhadores. Dessa forma, é possível também superar as barreiras entre trabalho intelectual e trabalho manual. E assim, incentiva-se o desenvolvimento de mais habilidades técnicas e criativas em todo o grupo. Essa forma de empreendedorismo funciona como um acelerador do progresso coletivo, colaborando, enfim, com o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
Outra contribuição do empreendedorismo cooperativo é servir como uma alternativa viável, que assegura a livre iniciativa e a propriedade privada, mas ao mesmo tempo, trabalha pelo bem-estar e pelo desenvolvimento coletivos.