Escolas municipais de São Caetano têm aulas de leitura no currículo obrigatório, com ampliação de carga horária

Escolas municipais de São Caetano têm aulas de leitura no currículo obrigatório, com ampliação de carga horária

18 de abril de 2023 0 Por Desperta São Caetano

Nas escolas municipais de São Caetano, a leitura não é apenas uma atividade complementar do ensino de Língua Portuguesa. Com a ampliação da carga horária adotada no ano letivo de 2023, Leitura tornou-se um novo componente do currículo obrigatório, juntamente com Educação Digital e Inglês, em todos os anos do Ensino Fundamental.

“O componente curricular Salas e Espaços de Leitura busca trazer os estudantes a um convívio real com a leitura, tendo a literatura como eixo articulador, primando pela bibliodiversidade e o diálogo com outras manifestações artísticas”, explica a educadora Mariana Sales, diretora do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns.

Segundo a diretora, o Cecape desenvolveu um plano formativo, que busca capacitar todos os docentes mediadores de leitura das escolas. “A formação teve início no começo do ano letivo e ocorre mensalmente, com o intuito de nortear o trabalho desenvolvido pela rede municipal de São Caetano do Sul.”

O diretor da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Olyntho Voltarelli Filho, Emerson Edélcio Jenidarchiche, conta que o aumento do tempo dedicado à prática de leitura na escola já começa a surtir efeitos. “Percebemos que alguns alunos já começam a adquirir o hábito de ler”, comemora Emerson.

Para motivar ainda mais o gosto pela leitura, as escolas adotam diferentes estratégias. A EMEF Prof. Olyntho Voltarelli Filho, por exemplo, está desenvolvendo o projeto Indicação Literária para a turma do 5º ano. Neste projeto, os próprios alunos indicam livros aos colegas: “Cada aluno diz o livro que leu na semana e divide as observações com os amigos”, explica o diretor.

Na EMEF Décio Machado Gaia, a turma do 2º ano A realizou a leitura do livro Um jardim assim que eu quero pra mim…, unindo ciência e literatura. Os alunos participaram de uma roda de leitura ao ar livre e puderam investigar as formas de vida existentes no jardim da escola.

Nas EMEFs Senador Fláquer e Professor Rosalvito Cobra, o último sábado (15/4) foi dia de Feira Literária, evento que envolveu os alunos e os familiares em atividades literárias, artísticas e culturais.

Bibliotecas e espaços de leitura confortáveis, bonitos e bem iluminados, e um acervo diversificado de títulos dão o suporte necessário a todas as iniciativas de leitura nas escolas.

PRIMEIROS ANOS
Na Educação Infantil, a literatura também está presente desde o Berçário. Ouvindo, contando, desenhando ou dramatizando histórias, os pequenos começam a desenvolver o gosto pelos livros.

Na EMEI Rosa Perrella, a professora Olga Pissarro Marcelli encanta os alunos com histórias contadas com diferentes recursos: fantoches, teatro de sombras, dramatizações com as próprias crianças vestidas como os personagens da história. Ela cria momentos mágicos, que ficam gravados na memória afetiva dos pequenos.

Contar histórias também é uma atividade bastante valorizada na EMEI Luiz José Giorgetti. E no último dia 29 de março, a escola pôde contar com uma escritora falando da própria criação: Sandra Braik, autora do livro recém-lançado O biscoito da sorte azarado, é mãe de um dos alunos da escola e fez a gentileza de participar da sessão de contação de histórias.

Já na EMEI Inês dos Ramos, o projeto Histórias INÊSquecíveis convida os próprios alunos, de 3 a 5 anos de idade, a recontarem as histórias que aprenderam na escola. As histórias narradas pelas crianças são gravadas e se transformam em podcasts que ficam à disposição em canais de streaming, encantando os ouvintes mais fiéis: as famílias dos pequenos.

É dessa forma, envolvendo as crianças e as famílias no universo da literatura que a Secretaria de Educação forma e incentiva leitores, desde os primeiros anos da formação escolar. Nas aulas regulares e nas atividades extracurriculares, a leitura estimula a criatividade, aprimora a escrita e o vocabulário, contribui com a formação de autonomia, espírito crítico e o aprendizado de todas as outras disciplinas. “O componente curricular Salas e Espaços de Leitura constitui-se um espaço de integração dos princípios do currículo e das diferentes áreas do conhecimento”, destaca Mariana Sales, diretora do Cecape.