Vereador Dr. Marcos Fontes – Projeto de lei nº 1336 – Estimula a doação de sangue

Vereador Dr. Marcos Fontes – Projeto de lei nº 1336 – Estimula a doação de sangue

9 de março de 2023 0 Por Desperta São Caetano

Protocolei Projeto de Lei 1336, para isentar da taxa de estacionamento o cidadão doador. Peço a isenção de pagamento no estacionamento ‘zona azul’, nas imediações onde estão os hospitais e clínicas que recolhem sangue, desde que o doador apresente o comprovante que doou. É uma forma de evitar despender quem busca fazer um gesto que traz uma consequência de grandiosidade indescritível.
Entendo que nem sempre é fácil convencer as pessoas a deixarem o conforto do seu lar para realizarem o nobre ato da doação. Todavia, se faz urgente que os bancos de sangue tenham seus estoques sempre prontos para atender os cidadãos que precisam do sangue e do hemoderivados.
Um ato de grande importância, uma vez que uma única doação é capaz de salvar a vida de até 4 pessoas, trazendo um benefício inestimável e sendo um gesto nobre de solidariedade. Porém, apesar de ser um gesto nobre e solidário, a doação de sangue ainda não está muito difundida: embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende que o percentual de doadores de sangue seja de, no mínimo, 3% da população do país, no Brasil essa taxa ainda é baixa, não atingindo 1,9%, gerando um grande déficit hospitalar.
Ressalto uma digressão – sou autor da Lei 5747/2019 denominada “Junho Vermelho” que incentiva os cidadãos a doarem sangue.
Voltando ao tema, acredito que essa medida, não trará impactos financeiros e poderá resultar em um importante reconhecimento para os doadores de sangue.
Me permitam divulgar os requisitos para ser doador: – O doador voluntário de sangue deve estar em boas condições de saúde, ir alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos de idade (os menores de idade precisam consultar o site da Fundação Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original, com foto recente, que permita a identificação.
De acordo com as recomendações, é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação (no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes). Os cidadãos que apresentarem gripe ou resfriado não devem temporariamente doar. Mesmo que tenham se recuperado, precisam aguardar uma semana para que estejam novamente aptos.
Doe sangue, Doe Vida! Finaliza o vereador Dr. Marcos Fontes.